quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Sobre o povo de Odé

Por Roberta Pena, jornalista e batuqueira assumida.

Lindo dia da Consciência Negra, ontem, dia 20 de novembro. Lindo, ficou o pátio de São Pedro, bairro de São José, Recife-Pe. Muitos grupos que representam a África no Brasil como: Afoxe Yle de Egbá, Alafim , Raizes do Alto José do Pinho... Mas faltou, o meu querido Ara Odé. Não, não é porque ele é o mais antigo ( chateada com o comentário com pontinhas de inveja antes da apresentação do Alafim "Não é o mais antigo, mas é um dos melhores"), mas o Axé que ele tem, ninguém tem. O Axé de Dona Lu, minha mainha querida, o Axé de Dona Mana, que representa a naturalidade, o vigor de Paulinho, meu mestre, e o que dizer de Raminho? Se eu falo de candomblé, tenho que falar dele. Não vejo a hora de vestir a minha roupa azul e branco, mexer meu agbê pelas ruas de Recife e Olinda, sobre o comando da coreografia que Paulinho inventou, com um leve balançar para lá e para cá. Adoro, meus queridos amigos, é o segundo carnaval que sairei tocando com esse afoxé, mas já o defendo. Lembro, este ano, estavamos em frente a prefeitura de Olinda, e Paulinho ordenou para que nós abaixassemos, coisa que eu odiava nos ensaios. Então, o público abaixou com a gente, e quando foi o momento de se levantar, bruuuuuuuuuuuuuuuuuu... Tudo vibrou. A energia era palpável e única de se sentir. Lindoooooooooo!!!!!!!!!!

Um comentário:

Negalega S.K.B.S disse...

Partilho da mesma emoção dos carnavais, no meio de tantos batuques, desde que me entendi como gente batuqueira!
E essa comemoração de 20 de novembro foi mesmo uma beleza com tantas " belezas afro ! E sobre o povo de Odé, também senti falta , principalmente depois do comentário que o citou quando ia entrar o alafim !
" Não é o mais antigo, mais é un dos melhores também "
Af, desnecessário heim !
E no carnaval, lá estaremos , eu essa pessoa humana dona do blog e mais uma tuia de gente boa, sacudindo agbês nas ladeiras e ruas do Recife né não bixinha ?!