quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Viva a Nação Pernambuco!!!





Os 18 anos de existência de um dos maiores representantes da cultura pernambucana, Maracatu Nação Pernambuco, serão comemorados no sábado, dia 15 de dezembro 2007, na sua sede, no Mercado Eufrásio Barbosa, Varadouro, Olinda, a partir das 16 horas. Lá, o público vai poder conferir um ensaio aberto do Nação e relembrar toda sua história com um resumo do que já foi feito nos palcos em que percorreu.
O Nação, como é chamado carinhosamente pelos seus fãs, nasceu das mentes de Bernardino José, Amélia Veloso e Felipe Santiago, ainda na época que dançavam no Balé Popular do Recife, já sonhavam em ter o próprio grupo artístico, envolvendo o universo da cultura popular.
E a manifestação escolhida foi o Maracatu. Traço marcante da herança deixada pelos negros. Rei e rainha coroados, corte, batuqueiros, dama-do-paço e a festa está montada, revivendo artisticamente, a cena dos escravos. O Nação brilha de maior idade, podendo responder por si só, com a experiência adquirida, a competência com que trabalhou durante seus 18 anos.
Os frutos do Nação Pernambuco são orgulho para o Mestre Bernadino: Sementes da Nação, projeto social que ensina crianças percussão e dança do maracatu; Toque Leoa, grupo de maracatu com apenas mulheres. O grupo feminino se formou a princípio, para fazer parte do Woman Concert. Muito além do resultado esperado, a garra de todas as "Leoas" que o compõe faz com que conquiste mais vitórias; e Congobloco, grupo formado de alunos e instrutores da oficina de percussão e de dança, que já há três anos, desperta talentos e traz ainda mais alegrias ao público das ladeiras de Olinda.